quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Enoturismo no Brasil - Serra Gaúcha

Embora o Brasil ainda não seja lembrado como um país de vinhos (prevalecem o futebol, o carnaval, as mulatas e as praias...) o brasileiro está descobrindo que existem ótimos vinhos nacionais e excelentes vinícolas para serem visitadas.
O principal destino Enoturístico do Brasil, sem dúvida, é a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. No município encontra-se o Vale dos Vinhedos, primeira região do Brasil a ter Indicação Geográfica para vinhos. No roteiro o visitante poderá conhecer desde vinícolas familiares até grandes empreendimentos.
Bento Gonçalves também abriga a maior vinícola do Brasil, a Cooperativa Vinícola Aurora, que está no centro da cidade e merece uma visita por sua história e por sua importância na região, são 1100 famílias cooperadas que juntas colhem em torno de 50 milhões de quilos de uvas por safra.
Amanhecer em Pinto Bandeira
Outro roteiro que precisa ser visitado em Bento Gonçalves, é o Vale das Antas. A centenária Salton está neste caminho e também a Cachaçaria e Pousada Bucco, um local bucólico, com uma vista fantástica para a ponte Ernesto Dorneles e o Rio das Antas e umas caipirinhas deliciosas preparadas pelo proprietário.
Além de Bento Gonçalves, as cidades vizinhas de Garibaldi, Caxias e Flores da Cunha e Pinto Bandeira (município recém emancipado) também tem ótimas opções de roteiros enoturísticos.
É importante destacar que os roteiros enoturísticos não são apenas para as pessoas que apreciam vinhos, mas também para aqueles que desejam conhecer e descobrir os encantos desta bebida milenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário