quinta-feira, 28 de março de 2013

Um texto didático...uvas e vinhos


Quando estamos envolvidos em algum assunto ou atividade e temos relativo conhecimento a respeito, muitas vezes não percebemos que algumas informações óbvias para nós, são totalmente desconhecidas para outras pessoas, por isso, apresento um breve relato sobre uvas e vinhos.
Existem dois grupos de uvas bem distintos, que são:
Vitis Viníferas: são videiras de origem europeia, em geral mais sensíveis a doenças e que exigem maior controle e manejo do vinhedo. Somente os vinhos elaborados a partir dessas uvas podem ser chamados de Vinhos “FINOS” de mesa. As mais conhecidas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carmenere, Tannat, Malbec, Pinot Noir,  Chardonnay, Sauvignon Blanc, etc. Cada casta tem características próprias que conferem aos vinhos aromas e sabores únicos.
Chardonnay
Uvas Americanas ou Vitis Labruscas: A denominação "uvas rústicas" ou "uvas comuns" é utilizada no Brasil para todas as cultivares de uvas americanas (Vitis labrusca e Vitis bourquina), e híbridas. De maneira geral, estas videiras caracterizam-se por apresentar elevada produtividade e alta resistência às doenças que atacam as cultivares de Vitis vinífera. São uvas agradáveis ao paladar e por seu sabor e aroma são a preferência dos consumidores, para consumo in natura e sucos. Com elas consegue-se produzir apenas vinhos de mesa e SUCO DE UVA. As mais conhecidas são: Niágara, Isabel, Bordô e outros cruzamentos da Embrapa tais como as IACs 132, 147 e etc...
Lorena: uma das híbridas da Embrapa
Vinho: é o produto da fermentação alcoólica do mosto de uvas frescas. Não existe outra bebida que se possa chamar de vinho senão esta, da fermentação de uvas, de outras frutas não é vinho e sim “Fermentado de “tal” fruta”. Desde 1860 e, graças a Louis Pasteur, sabe-se que o vinho não é produto do acaso nem uma dádiva dos deuses, mas que a fermentação é produzida por microrganismos. A fermentação alcoólica natural ocorre quando as cascas de uvas maduras se rompem, permitindo que as leveduras penetrem no fruto e desencadeiem o processo.

A LEI Nº 10.970, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2004 instituiu as normativas para o uso de termos pertinentes ao mundo vinícola. O artigo 8º classifica os vinhos conforme segue:
a) de mesa: é o vinho com teor alcoólico de 8,6% a 14% em volume, podendo conter até uma atmosfera de pressão a 20ºC.  Os vinhos que trazem esta expressão no rótulo são elaborados com uvas do grupo das uvas americanas e/ou híbridas.
b) leve: é o vinho com teor alcoólico de 7% a 8,5% em volume, obtido exclusivamente da fermentação dos açúcares naturais da uva, produzido durante a safra nas zonas de produção, vedada sua elaboração a partir de vinho de mesa.
c) fino: o vinho de teor alcoólico de 8,6%  a 14% em volume, elaborado mediante processos tecnológicos adequados que assegurem a otimização de suas características sensoriais e exclusivamente de variedades Vitis vinífera
d) espumante: é o vinho cujo anidrido carbônico provém exclusivamente de uma segunda fermentação alcoólica do vinho em garrafas (método Champenoise/tradicional) ou em grandes recipientes (método Charmat), com uma pressão mínima de 4 atmosferas a 20ºC e com teor alcoólico de 10% a 13%. Moscatel Espumante é o vinho cujo anidrido carbônico provém da fermentação em recipiente fechado, de mosto ou de mosto  conservado de uva moscatel, com uma pressão mínima de 4 atmosferas a 20ºC, e com um teor alcoólico de 7% a 10%  em volume, e no mínimo 20 gramas de açúcar residual.
e) frisante: é o vinho com teor alcoólico de 7% a 14% em volume, e uma pressão mínima de 1,1 a 2,0 atmosferas a 20ºC natural ou gaseificado.
f) gaseificado: é o vinho resultante da introdução de anidrido carbônico puro, por qualquer processo, devendo apresentar um teor alcoólico de 7%  a 14% em volume, e uma pressão mínima de 2,1 a 3,9 atmosferas a 20ºC.
g) licoroso: é o vinho com teor alcoólico ou adquirido de 14% a 18% em volume, sendo permitido, na sua elaboração, o uso de álcool etílico potável de origem agrícola, mosto concentrado, caramelo, mistela simples, açúcar e caramelo de uva.
h) composto: composto é a bebida com teor alcoólico de 14% a 20% em volume, elaborado pela adição ao vinho de mesa de macerados ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem animal ou mineral, álcool etílico potável de origem agrícola, açúcar, caramelo e mistela simples.
Quanto à cor os vinhos podem ser:
a) tinto;
b) rosado, rosé ou clarete;
c) branco;
E quanto ao teor de açúcar os vinhos de mesa, leves, frisantes e finos se classificam em:
a)     Secos: com até 4gl de açúcar por litro 
b)      Meio secos: com teor superior a 4 e até 25 gl 
c)      Suave: com teor superior a 25 e até 80gl 
Para espumantes tem-se a seguinte classificação: 
a)      Nature: com até 3 gl de açúcar 
b)      Extra-brut: com teor superior a 3 e até 8gl de açúcar 
c)      Brut: com teor superior a 8 e até 15gl 
d)     Seco: teor entre 15 e 20gl 
e)      Demi-sec: teor superior a 20 e até 60gl 
f)       Doce: teor superior a 60 gl
 Para os interessados em aprofundar os conhecimentos sobre uvas e vinhos, nos endereços abaixo é possível encontrar informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário