domingo, 27 de janeiro de 2013

Vinho - Harmonização

A palavra harmonia tem origem grega e significa ajustamento, encaixe, proporção adequada. Logo, harmonizar o alimento com a bebida é encontrar o encaixe perfeito, a proporção adequada. Harmonizar significa conseguir um equilíbrio, onde nem o vinho, nem a comida se sobreponham. Não há uma única escolha para cada prato, mas uma dica válida é que os vinhos de determinada região casam bem com os pratos típicos daquela região. Seguem algumas dicas que vão ajudar a escolher o vinho (ou o prato) mais adequado:
1. Combine a intensidade de sabor do prato com a intensidade de sabor do vinho:
Deve-se considerar o método de cocção dos pratos. Pratos cozidos no vapor pedem vinhos mais leves, pratos assados um vinho mais robusto.
2. Pratos acídulos pedem vinhos de acidez elevada:
Tomates, limões, abacaxis, maças e vinagre agregam acidez aos pratos e devem ser acompanhados de vinhos também de acidez elevada. O limão e o vinagre podem ser mais difíceis de harmonizar.
3. Sobremesas pedem vinhos doces:
Quanto mais doce o prato mais doce o vinho. Os vinhos de Colheita Tardia e os espumantes Moscatéis são excelentes opções para acompanhar pratos doces.
4. Pratos gordurosos pedem vinhos com mais acidez e não casam bem com vinhos taninosos:
A acidez dos vinhos irá "cortar"a gordura do prato.
5. Carnes de caça ou carnes de sabor mais intenso pedem vinhos taninosos.
Castas como Cabernet Sauvignon e Syrah acompanham bem carnes assadas e bifes mal passados, o alto teor proteico das carnes neutraliza os taninos no palato.
6. Carnes brancas ou peixes pedem vinhos mais leves e delicados:
Em geral brancos são a melhor opção, embora tintos de corpo ligeiro e poucos taninos também podem ser bem sucedidos. Taninos não combinam com peixes gordos, o resultado pode ser um gosto metálico em boca.
Essas dicas auxiliam na definição do vinho que você vai acompanhar o prato ou do prato que você irá cozer para acompanhar o seu vinho, mas mais uma vez, destaco que o veredito final será dado pelo seu paladar: gostei ou não gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário