terça-feira, 5 de março de 2013

Vinhos da Campanha Gaúcha


A Campanha Gaúcha está localizada na metade sul do Estado do Rio Grande do Sul e faz franteira com o Uruguai, é uma região de campo, com topografia ondulada, entre os paralelos 30º e 50º, considerados ideais para o cultivo de videiras. Destacam-se na região os municípios de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento.
Solo seco e arenoso da região.
A altitude varia de 75 a 420 metros, a temperatura média está entre 17,6ºC e 20,2ºC  e o nível de chuvas é baixo. Estas características climáticas, variam em cada micro-região,  permitindo a produção de uvas que originam vinhos com diferentes tipicidades dentro da própria região. A região da Campanha, tem aproximadamente 1.500 ha cultivados, mas o número vem crescendo ano a ano. Mas a história vinícola da  região começou na década de 1980, a partir de um projeto implantada por uma empresa multinacional no município de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Mais recentemente, vinícolas da Serra Gaúcha, buscando expandir suas áreas de cultivo, iniciaram a atividade na Serra do Sudeste. Em ambos os pólos produtores são cultivadas exclusivamente castas de Vitis vinifera, com predominância das uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Cabernet Franc, Pinot Noir; Touriga Nacional, Tempranillo e entre as uvas brancas destacam-se Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Griogio e Ugni Blan (Trebbiano). 
Vinhedos Vinícola Cordilheira de Sant`Anna
Em 2010, foi criada a Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha com o objetivo de buscar uma Indicação Geográfica para os vinhos da Região. O processo de busca da IG foi deflagrado no final de 2012, irá receber R$ 2,17 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). e deve levar aproximadamente 3 anos. 
Atualmente, algumas vinícolas já oferecem atividades de enoturismo, outras ainda estão se estruturando. O que chama a atenção, é que até o ano 2002, havia na Campanha Gaúcha duas vinícolas: Almadén e a Santa Colina (hoje Vinícola Aliança). Passados 10 anos, são 17 as empresas produzindo vinho por lá: além das já citadas temos: a Aquafrut, a Batalha, a Bueno, a Campos de Cima, a Cordilheira de Santana, a Dom Pedrito, a Dunamis, a Guatambu, a Peruzzo, a Rio Velho, a Rota 293, a Routhier & Darricarrère, a Salton, a Seival Estate e a Serra do Caverá.
E para os que não resistem a uma fronteira, vale uma passadinha para as compras em Rivera, claro que os vinhos devem estar na lista de compras do Brasil, afinal devemos apreciar o que é nosso.

Um comentário:

  1. Olá!
    Conforme os enólogos as regiões entre os paralelos 30° e 50° são as melhores para a produção das uvas Vitis vinifera.
    Entretanto, a Região da Campanha Gaúcha se estende entre os paralelos 30° e 31° apenas (algumas fontes mencionam 29° a 31°).
    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir