sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Espumante e Champagne

Ao falar de vinhos espumantes é importante ressaltar que existem 2 métodos de elaboração:
Método Tradicional ou Champenoise: ao vinho base - lote especial de vinho com menor teor alcoólico - são adicionados açúcar e leveduras e o vinho é engarrafado e armazenado, dentro das garrafas irá ocorrer uma segunda fermentação, a qual produzirá o dióxido de carbono, que ficará retido no líquido formando as borbulhas ou "perlage". Neste método, a autólise das leveduras libera aromas e sabores ao produto final. É um método mais lento, podendo levar vários meses e até anos. Quando considerado pronto, as garrafas do vinho espumante seguem para o processo  remuage, no qual as garrafas são inclinadas e giradas diariamente, para que as leveduras mortas se acumulem no gargalo, após as garrafas vão  para o "degorgement", onde os gargalos são congelados e, ao retirar a tampa, a pressão interna expulsa as leveduras. Depois, as garrafas são completadas com uma mistura de vinho base e açúcar, denominada "licor de expedição" e recebem o arrolhamento final.
Método Charmat: ao vinho base são adicionados açúcar e leveduras, e a segunda fermentação ocorre em tanque pressurizado, que retem o dióxido de carbono. As leveduras são retiradas por filtragem e a grande vantagem deste método é que ele permite uma padronização, ou seja, as garrafas do mesmo lote terão todas a mesma qualidade.
Por falta de conhecimento o termo "Champagne" é amplamente usado pelos brasileiros para se referirem ao que na verdade são espumantes, por isso, resolvi fazer aqui um breve relato para elucidar esta questão.
Champagne é o vinho espumante elaborado na região de Champagne na França que é uma região de Apelação de Origem, uma denominação geográfica . Só podem ser chamados Champagnes os espumantes elaborados pelo método tradicional ou champenoise, daquela região  e utilizam-se as castas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Vinhos espumantes elaborados em outras regiões da França são chamados de Crémant.
Os Vinhos Espumantes Brasileiros já estão entre os melhores do mundo e vem conquistando medalhas em concursos internacionais. O Espumante Nacional é uma bebida leve e aromática que combina muito com o clima alegre e festivo do Brasil. Temos no mercado excelentes produtos elaborados tanto pelo método tradicional quanto pelo método Charmat. Em sua próxima ida ao mercado escolha um espumante nacional e comemore a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário