quinta-feira, 25 de abril de 2013

A sustentabilidade na atividade turística


Iniciou ontem, dia 24, e findará amanhã dia 26 de abril a primeira edição do AMBIENTUR - Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de empreendimentos turísticos. O evento acontece na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves e é promovido pela Universidade de Caxias do Sul e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e visa promover discussões acerca das práticas sustentáveis que vem sido desenvolvidas dentro da atividade turística.
Quando pensamos em um empreendimento sustentável logo lembramos do clássico tripé: econômico, social e ecológico – economicamente viável, socialmente sustentável, ecologicamente suportável. O discurso é muito mais fácil que a prática, e este evento veio trazer questionamentos e provocações. O prof. Carlos Sampaio trouxe um tema muito instigante “ecossocioeconomia” e apresentou questões que valem uma reflexão, pois segundo ele, a sociedade vise uma crise civilizatória, fruto de uma crise de conceitos e valores e uma crise de racionalidade. O consumismo desenfreado vem degradando ambientes naturais e, consequentemente, tem-se uma variabilidade climática e um descontrole das temperaturas. Alguns podem estar se questionando: qual a relação disso com o turismo? O turismo se faz em um território, está atrelado à paisagem, à manutenção da cultura local, à retenção do homem no campo. A partir do momento que se tem um incentivo ao consumismo e um êxodo dos jovens do campo para a cidade, em busca de uma “felicidade vazia”, passa-se a ter problemas de mão-de-obra no campo, ao mesmo tempo, as variações climáticas podem prejudicar as culturas agrícolas.
Neste primeiro dia de trabalhos, foram discutidas as temáticas da água, da educação ambiental em meios de hospedagem, da governança local, da importância da coletividade, da classificação hoteleira, e para fechar o dia, a Prof. Ivane Fávero abortou a temática das políticas públicas de planejamento e gestão do turismo.


Também tivemos durante o dia empreendedores certificados em práticas sustentáveis que apresentaram seus cases de sucesso. Os mais significativos o hotel Vila Ventura (http://www.vilaventura.com.br/) e a Quinta da Estância (http://quintadaestancia.com.br/).
Os interessados em maiores informações sobre o evento podem acessar a página http://www.tribecaturismo.com.br/ambientur

Nenhum comentário:

Postar um comentário