terça-feira, 9 de abril de 2013

Santa Tereza - um pequeno paraíso


Sabe aquele lugar que você chega e sente muita paz e tranquilidade, pois é, assim é Santa Tereza, um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, próximo a Bento Gonçalves.
O nome do município foi uma homenagem do engenheiro chefe da colonização italiana na região, Sr. Joaquim Rodrigues Antunes à sua esposa Tereza. A colonização de Santa Tereza começou em 1885, com a chegada de imigrantes italianos e poloneses que se instalaram às margens do Rio Taquari. O transporte da época era feito por balsas, que subiam o rio oriundas de Porto Alegre, o local funcionou por muito tempo como porto, um entreposto comercial, muito importante para a região. O lugar encanta por suas belezas naturais, pelo clima ameno e a pela tranquilidade (são menos de 2 mil habitantes). Até o ano de 1993, a localidade era distrito de Bento Gonçalves. O melhor caminho para chegar à Santa Tereza é por Bento Gonçalves, passando pelo Vale dos Vinhedos, um pouco antes de Monte Belo do Sul, há uma estrada a esquerda que desce até às margens do Rio Taquari, onde está Santa Tereza.
Rio Taquari - vista de um ponto mais alto de Santa Tereza.
Em novembro de 2010, Santa Tereza teve seus prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O título valoriza a preservação de casas e prédios construídos há mais de 90 anos. O tombamento do Iphan abrange 25 imóveis na área conhecida como núcleo histórico. Quase todos os prédios abrigam famílias, instituições ou empresas. Alguns foram erguidos no final do século XIX, no início da colonização italiana.
A base da economia do município é a agricultura e o cultivo de vinhedos é destaque na pequena cidade.
Casarão tombado - condições de conservação precárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário