domingo, 21 de abril de 2013

Rota das Cantinas Históricas


O termo “cantina” pode ter diferentes significados, dependendo da região onde se nasceu. Para alguns cantina é o local da escola onde se vendiam os lanches, ou mesmo a cantina do quartel do exército, a qual tem a mesma finalidade. Há também as cantinas restaurantes, que servem refeições originalmente inspiradas na culinária italiana.
Na Serra Gaúcha, região colonizada por imigrantes italianos, oriundos principalmente do norte da Itália, a palavra “Cantina” adquire uma conotação especial. A “cantina” é o porão da casa, normalmente construída em terreno íngreme, o que faz com que a maior parte fique sob a terra e torna o local fresco e adequado para armazenar os mantimentos. Nestas contruções centenárias, a cantina era fundamental, considerando que eram épocas em que não havia energia elétrica.  
Vista do Vale defronte ao Campanário - um tapete de vinhedos
Essas cantinas resistiram ao tempo e passaram de geração em geração, armazenando bons vinhos e também boas histórias. As cantinas guardam costumes, saberes e memórias da vida do imigrante. Na tentativa de manter vivas essas histórias, nasceu a Rota das Cantinas Históricas em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves. A rota inclui o “vinhedo do mundo” da família Dal Pizzol, um armazém com os produtos da região, uma vinícola de sucos orgânicos, um piquenique nos vinhedos, dentre outras opções que você pode conferir no endereço www.cantinashistoricas.com.br. Mas, na minha opinião, o melhor do passeio, é a vista que se tem do alto do Campanário... 
Morro do Céu visto do mirante do Campanário

Nenhum comentário:

Postar um comentário