domingo, 24 de março de 2013

O Vinho e a Páscoa

A Páscoa, para os cristãos, é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. Antes da crucificação e morte Jesus instituiu a "eucaristia".
"Enquanto comiam, JESUS tomou um pão e, tendo abençoado, partiu e, distribuindo aos discípulos, disse: Tomai e comei, isto é o Meu Corpo . Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes dizendo: dele Bebei todos, pois isto é o Meu Sangue, o Sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados". (Mt 26,26-28).
Os elementos pão e vinho são transformadas pelo ESPÍRITO SANTO no Corpo, Sangue, Alma e Divindade  de Cristo, mantendo, entretanto a aparência original. Para os cristãos o vinho tem uma simbologia mítica muito significativa e esta, é apenas uma, das milhares de  passagens bíblicas que citam o vinho como elemento simbólico. Cabe lembrar, que a introdução da videira no Brasil foi feita pelos Jesuítas, pois eles precisam elaborar o vinho para as celebrações.
Bem, mas na Páscoa de hoje prevalecem os valores comerciais e a presença dos chocolates é um delírio para qualquer chocólatra, há chocolates dos mais diferentes sabores. Aí vem a pergunta: chocolate combina com vinho?
Durante muito tempo se difundiu a ideia que era difícil combinar vinho e chocolate, o que é uma inverdade, vejamos algumas possibilidades:
* Chocolates ao leite: por serem mais doces podemos combiná-los com um vinho de sobremesa;
* Chocolates com frutas: combinam com vinhos fortificados;
* Chocolates 70% cacau: combinam com vinhos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon;
* Chocolates com amêndoas: harmonizam muito bem com Brandy.
Além dos chocolates, a Páscoa também traz os pratos a base de PEIXES que harmonizam melhor com vinhos brancos. Lembre-se que pratos mais leves pedem vinhos mais leves e um bacalhau frito pode ser acompanhado de um bom Chardonnay. Uma dica: vinhos que tem acidez fresca, teor alcoolico moderado e uso criterioso de carvalho são mais fáceis de harmonizar com os alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário