terça-feira, 26 de março de 2013

Você sabe o que é sangria?

Segundo a Instrução Normativa Nº 5, DE 06 DE MAIO DE 2005, "Sangria é a bebida com graduação alcoólica de 7 a 12%Vol, a 20ºC, obtida pela mistura de vinho de mesa, suco de uma ou mais frutas cítricas e água potável, podendo ser adicionada de açúcares." As sangrias comerciais devem conter Vinho de Mesa (elaborado com uvas americanas, no mínimo 50%), suco natural de frutas cítricas e água potável. As sangrias podem conter extratos ou essências aromáticas naturais de frutas; pedaços sólidos de polpa de frutas; açúcares; outras bebidas alcoólicas(máximo 10%); e anidrido carbônico.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sangria não é uma "sobra" de vinho ou a última prensagem das cascas, tanto que está proibido por lei constar no rótulo a palavra "vinho", pois neste caso o vinho é apenas um ingrediente da bebida.
É muito comum fazer sangria em casa, e esta só precisa seguir os padrões do seu paladar. Segue uma dica: 2 maças, 01 abacaxi pequeno, 01 cacho de uvas sem semente, 300ml de suco de laranja, 01 garrafa de vinho tinto de mesa, cravo e canela a gosto, suco de meio limão, açúcar a gosto e gelo picado. Pique as frutas e misture todos os ingredientes em uma jarra, sirva com uma concha. A sangria vai muito bem em dias quentes e eventos descontraídos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário